O cinema feito por elas em três mostras gratuitas em Salvador, Minas Gerais e São Paulo
Sempre uso minhas redes sociais para divulgar eventos importantes que chegam até mim e, nos últimos dias, me deparei com três mostras gratuitas, com foco na representatividade feminina tanto na direção dos filmes quanto na organização e curadoria, em diferentes lugares do Brasil. Deixo aqui minhas recomendações e algumas dicas destacadas para quem estiver nessas cidades.
Mostra Curta Circuito - Transgressoras Brasileiras do Cinema
Entre 16 de julho e 15 de outubro Minas Gerais
Belo Horizonte, Araçuaí e Montes Claros
Entrada gratuita - Retirada dos ingressos uma hora antes das sessões
Com direção de Daniela Fernandes e curadoria de Lorenna Montenegro, a Mostra Curta Circuito fará uma homenagem ao trabalho de cineastas atuantes durante a ditadura militar e que foram transgressoras na abordagem feminista em seus filmes. A seleção conta com alguns dos filmes mais importantes de realizadoras no Brasil, um panorama bastante amplo da história das mulheres no nosso cinema.
Serão exibidos: Parahyba, Mulher Macho (Tizuka Yamasaki)
Histerias (Inês Castilho) Mar de Rosas (Ana Carolina)
Maria Gladys, uma Atriz Brasileira (Norma Bengell)
Os Homens Que Eu Tive (Tereza Trautman) cópia restaurada
A Entrevista (Helena Solberg)
Cristais de Sangue (Luna Alkalay) cópia restaurada
Mestiça, A Escrava Indomável (Lenita Perroy)
O Segredo da Rosa (Vanja Orico) Preparação-1 (Leticia Parente) Feminino Plural (Vera de Figueiredo) Consulte a programação completa para conferir as datas, horários e cidades em que serão exibidos os filmes, além de conferir as sessões com debates com críticas e realizadoras.
6ª edição do Cabíria Festival
Entre 18 e 24 de julho Online até 4 de agosto São Paulo / Online
Entrada gratuita
Com homenagem à montadora Cristina Amaral e uma programação diversa, contendo obras de diferentes gêneros, debates e atividades formativas, o Cabíria Festival, dedicado à representatividade feminina e à diversidade no audiovisual, chega a sua sexta edição. Os filmes serão exibidos no CineSesc e a ESPM receberá as atividades de formação, entre elas masterclasses, painéis e palestras. Na versão online, a Spcine Play disponibilizará as obras até o dia 4 de agosto. São 31 produções na programação - entre longas, médias e curtas – com curadoria de Letícia Santinon e Mariana Queen Nwabasili.
Alguns destaques da programação: Cabana (Adriana de Faria) Canção ao Longe (Clarissa Campolina) Fernanda Young — Foge-me ao Controle (Susanna Lira) Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava (Fernanda Pessoa) O Nosso Pai (Anna Muylaert) Sambizanga (Sarah Maldoror) cópia restaurada Se eu Tô Aqui é Por Mistério (Clari Ribeiro) Terminal Norte (Lucrecia Martel) Confira a programação completa do festival, tanto presencial quanto online e os encontros de formação.
7ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema
Entre 24 a 28 de Julho Salvador
Entrada gratuita, com retirada de ingressos através do site do Sympla
Com três mostras para exibir seus filmes, este é um festival de curtas-metragens produzidos por mulheres e pessoas não-binárias. Realizada no mesmo período da celebração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Mostra promete uma experiência única de cinema e reflexão sobre questões fundamentais para a nossa sociedade e homenageia neste ano Sol Moraes, uma das produtoras mais referenciadas do audiovisual brasileiro. As seleções se dividem em: Lua (curtas nacionais);
Matinê (obras voltadas para o público infantil e adolescente);
Raízes (curtas baianos).
Cobertura online da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema: Mostra Matinê Mostra Raízes
Confira a programação completa de sessões, debates, aulas e oficinas, e veja mais informações para retirar seus ingressos.
Komentarze