top of page

Sinais (2002)


Sinais (2002)

Shyamalan faz um filme sobre um reverendo que perde sua fé após a morte da esposa, mas usa uma invasão alienígena como motivação para esse homem questionar esse abandono das crenças e reencontrar sua fé.


Logo no começo a parede manchada pela ausência da cruz indica uma mudança forte no que essa família acredita, nosso protagonista principalmente. Essa mudança não só faz o homem abandonar Deus, como também o leva a ser cético com algo que está claro e escancarado para todos, dentro e fora do filme.


Os extraterrestres estão na terra, não temos dúvidas, mas o pai da família custa se deixar acreditar, até que encontra um deles e finalmente aceita o que está acontecendo. Essa aceitação o faz acreditar que não há mais esperanças para que ele e sua família sobrevivam a essa invasão e ele trata os próximos momentos como os últimos de sua vida. A fé que ele perdeu o faz acreditar que ninguém poderá ajudar, está tudo perdido. O homem na tv diz “que Deus esteja conosco” e podemos sentir enquanto a câmera se aproxima do rosto do protagonista que ele não conta mesmo com isso.


Há muitos momentos que a ação não é mostrada, a câmera foca em algum ponto e podemos apenas ouvir e imaginar de forma angustiante o que aconteceu.Quando um ET pega o garoto, os primeiros momentos que nos contam o ocorrido são os silêncios, os olhares dos personagens e o reflexo na televisão desligada, para depois finalmente vermos claramente.Essa cena é a virada da recuperação da fé, quando o pai volta a ser alguém que enxerga sinais e acredita em milagres.


autor

Comments


bottom of page